sábado, 18 de dezembro de 2010

Coisa chata: Usar fotos dos outros e não dar os créditos

Oi meninas! Como estão nesse sábado preguiçoso? Pelo menos para mim está preguiçoso rs.

Hoje vou falar de uma coisa que eu acho chata e que acontece muito neste mundo.

Eu e muitas outras blogueiras, tiramos fotos dos produtos para fazer a resenha, nos preocupamos com as fotos para que o produto fique próximo ao real, editamos as fotos etc etc.

Resumindo, levamos um bom tempo fazendo tudo isso. Aí uma pessoa bem esperta, joga no google o nome do produto, acha uma foto boa e claro, faz um post sobre ele e coloca a foto sem colocar os créditos, fonte, nada! Simplesmente coloca a foto lá no seu blog como se a foto tivesse sido produzida por ela mesma!

Pois é, isso aconteceu comigo. Achei sem querer minha foto do Batom Vult nº 14 no blog de outra pessoa e sem aquela frase simples e bem educada do tipo: "Fonte" ou  "Foto de tal site, blog etc" .

Querem ver?

O blog que me refiro é o Dedo de Moça, olhem aqui o post com a minha foto.


E aqui o meu post com a mesma foto e outras inclusive, vejam se não é a mesma foto.


Lembrando que não acho errado usar fotos dos outros, eu mesma já reproduzi aqui fotos do site Ego, Criativa, GNT etc, mas sempre coloco a Fonte para deixar claro que aquelas fotos não são minhas e também porque acho questão de educação.
O que acho chato é você pegar as fotos dos outros e não dar os créditos! Isso sim é falta de consideração.

Não mandei mensagem, comentário no blog da pessoa (e nem pretendo), pois não quero arrumar confusão nem intriguinhas, só fiz este post para compartilhar com vocês esse fato. 

É isso meninas, pronto falei! rs Alguém aí também já foi vítima de "plágio"?


37 comentários:

  1. concordo plenamente com seu post, ja vi minhas fotos em outros blogs e tbem não deram credito, acho isso uma falta de respeito e de identidade propria.
    Começa a colocar o nome do seu blog nas fotos, por isso faço isso, mas mesmo assim o povo é cara de pau hauhauahauhau, mas ajuda.

    te adoro baby

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo o que sente... comigo acontecia pior, eu tinha um site de gifs e templates antes etc e tinha uma dita cuja que se dizia minha amiga e ela tinha a cara de pau de apagar meu logotipo e colocar o dela, é claro que hoje nao sou mais amiga dela, pois amiga da onça assim ninguem merece. Era pior do que colocar fotos porque eu tinha um trabalho imenso de fazer os templates em html, centralizar etc, nas gifs colocar fontes e efeitos e ela simplesmente alterava minha assinatura para a dela, dá muita raiva mesmo.
    Fazer o que né miguxinha tem gente metida a tirar vantagem dos outros mesmo nao esquente nao vale a pena.


    Beijinhos 1000
    Cris


    www.manualdeperua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca aconteceu comigo, mas deve ser super chato!Por isso que muitas meninas colocam assinatura ou lik na foto, eu não coloco espero q não aconteça comigo rs

    Beeijos
    Ju
    http://in-utilidadesfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho muito chato isso mesmo!

    Coloca uma marca d'água com o nome do site. MAs coloque de uma forma que dificulte passar um photoshop para apagar :)

    Beijos
    http://diario-de-uma-consumista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. puuuts, isso é mesmo muito chato! se vai usar sua foto entra em contato, coloca créditos, tipo, ñ vai roubando assim né, péssima atitude dessa pessoa... :////

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas!

    então depois de um tempo eu comecei a colocar tipo uma etiqueta nas fotos com o nome do blog, mas na época desse post do batom da Vult eu ainda não colocava :/

    Beijos meninas! Obrigada pelos comentários sempre fofos!

    ResponderExcluir
  7. Se aconteceu comigo eu ainda não vi. Mas é chato mesmo. Normalmente eu coloco a imagem como link pro site onde peguei, é errado?
    Bom...
    adorei seu blog, é lindo, lindo, cheio de dicas muito legais! Tô seguindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. ixi, eu já fui várias vezes, tem um garota de um blog ai q copia até o q eu escrevo....affff me da a maior raiva..... eu já pedi para ela parar de me copiar mas ela não para.....e do outro blog e só eu postar alguma coisa menos pessoal q ela copia tudo tb.....
    é muuuita cara dura desse pessoal, né?!" não custa nada falar de onde tirou....
    nesses blogs q eu falei já vi foto de outros blog q eu gosto....elas copiam de todo mundo....é blog de cópia mesmo....
    bjnssss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Isso é super chato.. é horrível vc visitar os blogs.. e do nada.. bingo.. conheço essa foto.. e cade a fonte? mas fazer o que né?!.. no meu caso foi um grande mal entendido que já foi resolvido..

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. situação chata mesmo né colega!!!! uma dica é vc colocar marca d'água nas fotos.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, que coisa chataaaa!
    Realmente isso é um absurdo e n deveria acontecer pq é pura falta de ética =/

    Beijos, minha flor.
    Entendo sua indignação!!!

    Te espero lá no blog!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que droga! é chato mesmo né? Apesar que eu nem ligo tanto , pra mim é sinal que ela teve que visitar meu blog pelo menos pra roubar a foto kkkk....

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  13. Nossa, isso é um saco mesmo... não liga que seu blog vai ser sempre o primeiro, viu?!
    Uma dica é você sempre pesquisar nesse site:
    http://www.copyscape.com/online-plagiarism/

    hahah, espero ter ajudado. (:

    beijão

    Ieda
    http://blog-da-ieda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii flor!! Quanto tempo!! hehehe
    concordo com vc, isso é muito chato e infeli9zmente, difícil de impedir :S
    Seempre que uso foto de outros blogs no meu, sempre coloco a fonte. E isso é nada mais do que justo neh?
    beeeeijos

    ResponderExcluir
  15. até agora não achei nada flor, mas coloca marquinha que aí a pessoa nem pega...rsrs. Já aconteceu de eu usar uma foto minha mesmo que uma amiga tirou na cam dela e ela reclamou que não dei os créditos, depois disso nem quero tirar foto da cam de ngm mais e usar...aí já achei forçado. bjoks

    ResponderExcluir
  16. Oi Denise,
    É por isto que eu não deixo de citar fonte de nenhuma foto. Esta coisa de pegar foto alheia e publicar sem créditos é coisa de brazuca e de blog pequeno. Para prevenir, coloque o nome nas suas fotos, pois terão que publicar o site se este estiver inserido na foto.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Denise

    Que sacanagem heim... tem que colocar seu nome em cima da foto.
    Isso acontece mesmo!
    Já aconteceu comigo e eu fui lá no blog e falei bem delicada... tipo... obrigada por apoiar a campanha e usar a minha foto...hihihi (era a foto da campanha verificadora de palavra nos coments).

    beijocas.

    ResponderExcluir
  18. Até o presente momento não vi nenhum plagio das minhas fotos. Tenho colocado marca d'água nelas justamente por isso. É chato não valorizar o trabalho alheio, né? =(

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi linda!
    muito obrigada pela visitinha^^
    agora, ruim essa situação né? eu mesma tem vezes que fico eras na frente do espelho tentando pegar a cor real de algo e acho que o minimo que eu merecia era que se alguem pegasse a foto que falasse a fonte... nem me importo que peguem, afinal, a internet ta pra todo mundo, mas creditos é algo basico =/
    eu mesma colocava o link do blog nas imagens mas parei, to voltando pq já tive probleminhas rsrs
    um beijão linda!

    ResponderExcluir
  20. Oi Denise, primeiramento quero dizer que o seu blog é lindo!
    E agora sobre o post, eu também acho muita falta de respeito com a pessoa que tira a foto, edita e faz tudo com tanto carinho para as suas leitoras!
    Eu sempre tento por a minha marquinha nas fotos mas sei que existem pessoas capazes até de apaga-las!
    Um grande beijo

    http://xiloveukx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Bom, que eu saiba ainda não fui, mas não sei... Acho isso falta de respeito e de ética, que pena que ainda tem gente assim. Muito chato isso que aconteceu com você, esperamos que isso não se repita.
    Bjuss linda!!!

    ResponderExcluir
  22. Putz, concordo perfeitamente com vc!
    Os créditos deveriam ter sido dados a vc...

    beijo
    http://suavemalicia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. tem total razao De
    pelo amor de Deussss
    cara de pau viu
    hahaha
    bjooss

    ResponderExcluir
  24. Apoiadissima amiga... Mas embora seja dificil, não se estresse por isso!!!
    Pense: Eu sou tão boa, que me copiam!!! Até em simples fotos de posts!!!!
    beijos e bom fds
    Lidi

    ResponderExcluir
  25. Ai que chato Dê!
    Pelo que eu saiba ainda não aconteceu comigo...
    Quando eu acho uma imagem no google e não sei a fonte pelo menos coloco que tirei a foto de lá, que não é minha!
    BjoO

    ResponderExcluir
  26. Pelo o que eu saiba eu ainda não fui vítima de plágio... É uma situação muito chata mesmo.

    ResponderExcluir
  27. Porque vc nao coloca a marca d`agua nas fotos?
    Essa eh a melhor maneira de vc receber os creditos, que eh bem justo!!!
    Bjoooss flor...

    www.nodivacomrebeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Gente, que coisa hein? Depois vou te contar uma história sobre isso. Sempre dou os créditos! Coloca o nome do blog nas fotos! bjocas

    ResponderExcluir
  29. QUE CHATO, DENISE!
    JÁ ACONTECEU COMIGO E COMECEI A ASSINAR TODAS AS FOTINHAS! =/

    BJOS!

    ResponderExcluir
  30. Sempre acontece isso né? ;~

    ResponderExcluir
  31. Que chato isso né! =(
    Faz como as meninas aí de cima falaram, coloca marcas na fotos!
    Boa semana p/ ti!

    Gisele
    www.viciadinhaemmake.com
    @viciadinhamake

    ResponderExcluir
  32. Oi, Denise. realmente isso é super chato! Eu não uso muito minhas próprias fotos, pq realmente não faço resenha sobre produto algum, rs.. Mas, tudo o que coloco no meu blog, coloco a fonte! Tem que ser assim, né? Trabalho num jornal e sei que quando não colocam as fontes nas matérias, o pessoal liga pra redação super irado! e tem que ser assim mesmo, hum! Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  33. Cosa chata mesmo, tem que falar mesmo.
    bj

    ResponderExcluir
  34. Isso é realmente bem chato, a gente tem tanto trabalho para outra pessoa vir assim e pegar "de graça" né? por isso comecei a colocar marca d´agua nas fotos! bjao

    ResponderExcluir
  35. Ainda bem que até agora não encontrei fotinhas minhas em outros blog ainda bem.

    negocio chato

    Bjs flor

    ResponderExcluir
  36. Isso eh mto triste mesmo
    Mas preciso confessar que uma vez esqueci de colocar os creditos e a menina fez a maior confusao CREDO...
    mas entendo o lado dela...=/
    agora presto bem mais atenção nesse detalhe das fontes :)
    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  37. Putz que droga!!!
    Acho super chato tb.
    Nunca vi niguém fazendo o mesmo com as minhas fotos, mais já vou me previnir quanto a isso!!
    Beijo Dê!

    ResponderExcluir

Pode falar à vontade! Beijos, Denise